(Motricidade Humana)

Série

TRIBUTOS À HUMANIDADE

Mário Carabajal*

Presidente Fundador/

 

Academia de Letras do Brasil

‘Da Ordem de Platão’

A Motricidade Humana remete à Arístocles (Platão – costas largas), por suas práticas de exercício físico, em busca de equilíbrio psicofísico. Daí, no contexto ‘Da Ordem de Platão’ da ALB – Academia de Letras do Brasil, as especiais recomendações de saudáveis práxis físicas à serem incorporadas pelos Imortais Membros e populações, conciliando com alimentação saudável, sem as toxinas de ingestas de restos animais, em putrefação, somando à preservação co- existencial respeitosa e consciente das demais espécies animais, aliados à busca constante de conhecimentos e o saudável descanso.

Exercício Físico e a Resolução de Problemas

A importância da elevação da frequência cíclica cerebral de estímulo/resposta, à resolução de problemas complexos, a partir, por exemplo, ao buscar-se soluções de problematizações concomitantes a determinados exercícios, podem ser integradas e alcançadas pelo foco resolutivo ao simples brincar com uma raquete e bolinha de tênis em um paredão – meio as explosões de movimentos, exigindo constantes retomadas de novos posicionamentos para oferecer respostas físicas aos cursos tomados pela bolinha, elevando-se a frequência cíclica cerebral, sendo facilitada as conexões com diversas áreas do cérebro, em especial o lóbulo Órbito-frontal ‘de altas resoluções’. Como também, propiciar a interconexão entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, inconsciente e consciente, respectivamente, por meio de um feixe de fibras cognitivas central de união. Mister a mente e corpos recarregados pelo descanso saudável diário.

A variação de estímulos visuais e velocidades de explosões físicas para raquetear a referida bolinha, funciona como a potencialização de uma caminhada, com variações de estímulos visuais em movimento, estimulando distintas regiões do neocortex, auxiliando conexões múltiplas em busca de respostas, tanto conscientes, de elos estruturais sistêmicos, quanto aqueles inconscientes, com saltos assistêmicos de formações de elos ‘estímulo/resposta’ onde quer que encontrem-se as resoluções das problematizações propostas, no complexo psicomaturacional cerebral.

Outrossim, os exercícios de correspondências às necessidades psíquicas e corpóreas, além da performance física, funcionam como prevenções eficazes contra males diversos, como os de pré-disposições genéticas, a exemplo de um Infarto Agudo do Miocárdio, minimizando riscos e ou consequências e mesmo evitando suas ocorrências. Aliando-se certamente aos bons costumes de ausência de bebidas alcoólicas, tabagismo e drogas de quaisquer origens, licitas e ilícitas. Todo exercício físico é válido (desde que ‘com aptidão física, preparo técnicas adequadas) – incorporando-os ao dia a dia, seja em tarefas domésticas, opções conscientes por escadas, estacionar o carro duas três quadras do destino, provocando, incorporando e adaptando o movimento às rotinas diárias. O simples varrer ou pular corda diariamente (com saúde para tal) constituem-se em grandes remédios naturais para a saúde física e mental, com o benefício de todo exercício se fazer em modelador corporais. (Tente sempre, conscientemente, variar os grupos de músculos envolvidos em quaisquer movimentos repetitivos, evitando o efeito colateral de LER – Lesão por Esforços Repetitivos.

SÍNTESE

A motricidade humana, essencial à plenitude do ser, encontra ecos nas ideias de Arístocles, o filósofo conhecido como ‘Platão’ cujo epíteto “costas largas” aludia tanto à força física quanto à sua imensa capacidade de sustentação intelectual e ética. Neste contexto, a prática de exercícios físicos visa mais que a simples aptidão corporal; ela é um canal para o equilíbrio psicofísico, uma busca que abraça a saúde em sua totalidade e que inspira, inclusive, os Membros Imortais da ALB – Academia de Letras do Brasil ‘Da Ordem de Platão’, a cultivarem hábitos que integram corpo entre as práticas recomendadas, a alimentação surge como base indispensável. Ao afastarem-se de toxinas e alimentos derivados de restos animais em putrefação, os Imortais buscam uma nutrição consciente e sustentável, promovendo respeito pela coexistência das espécies e a preservação da própria saúde. Esse equilíbrio entre exercício físico e dieta consciente eleva a frequência cíclica cerebral de estímulo-resposta, permitindo uma mente mais clara e preparada para resolver problemas complexos.

Um exemplo inspirador de como a motricidade impulsiona o desenvolvimento mental é o simples exercício de rebater uma bolinha contra o paredão com uma raquete de tênis. A prática exige reflexos rápidos, posicionamentos ágeis e constante ajuste de estratégias para prever a trajetória da bola. Esse “jogo” desafia o corpo e estimula intensamente o neocórtex, promovendo conexões cerebrais que transcendem o movimento, ativando tanto as respostas conscientes como as inconscientes. Assim, o exercício físico se torna uma meditação dinâmica, onde o corpo e a mente se unem para desenvolver respostas a desafios físicos e mentais. Ainda no campo da motricidade aplicada à saúde preventiva, práticas físicas regulares ajudam a reduzir riscos e efeitos de doenças crônicas de pré-disposicões genéticas, como o Infarto Agudo do Miocárdio. Esse tipo de atividade cria defesas naturais, fortalecendo o sistema cardiovascular, musculoesquelético e neurológico. Quando aliada a bons hábitos de abstinência de álcool, tabaco e drogas, a atividade física diária torna-se um verdadeiro elixir para o corpo e a mente. E a prática não precisa ser complexa: até mesmo uma simples caminhada, um leve pular de corda, ou optar pelas escadas ao invés do elevador são movimentos que promovem bem-estar e resistência, integrando saúde ao cotidiano.

Para a formação integral do ser humano, toda atividade que desafia o corpo e mobiliza a mente oferece um exercício profundo de conexão entre o físico e o psicológico. Dessa forma, a motricidade humana representa não apenas uma busca pela performance, mas um comprometimento com a prevenção e a promoção da saúde — uma jornada contínua de autoconhecimento e desenvolvimento, o que resulta em efetiva evolução Humana, desde que a práxis filosófica humana encontre vontade e verdade na busca de efetivas ações implementatórias, no campo concreto existencial. Não basta saber e filosofar. Mister a ‘psicomotricidade’ de consecução.

*Prof. Dr. Mário Carabajal ), Educador Físico (UFAM); Professor Federal. Escritor e Jornalista; Especialista em Pesquisa Cientifica (UFRR); Mestre em Psicossomatologia/ Psicanálise (ESPCRJ); Mestre em Relações Internacionais (UAA); Doutor em Psiconeurofisiologia (ESPCRJ); Doutor em Ciências Educacionais (UAA); Ex-Consultor do Ministério da Saúde (Departamento de Doenças Crônico-degenerativas); Unicamp (Departamento de Motricidade Humana – Ex-Dir. Antônia Dalla Pria Bankoff). Ex-Consultor do Ministério Extraordinário dos Esportes (Dep. Exercício Físico e Saúde. Ex-Professor de Pós-graduação ‘Universidade Gama Filho/RJ – FACETEN/RR, em: Fosioterapia; Neurocognição; Bases Neurocientíficas do Comportamento Humano e da Aprendizagem; Psicomotricidade Humana; Clinica I e Clinica II.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.