ProtocoloBECKER-ALB
É com grande pesar que introduzimos o Protocolo Becker da Academia de Letras do Brasil (ALB), uma homenagem respeitosa e solene a nossos Membros Imortais quando nos deixam fisicamente. Este protocolo, uma parte essencial de nossa cultura e tradição, foi criado para marcar o respeito, a reverência e a continuidade dos legados imortais que nossos queridos membros deixam para o mundo.
Por favor, faça cumprir o Protocolo Oficial de prerrogativa dos Membros da ALB frente ao fatídico momento em que seus corpos inertes nos impedem de seus majestosos convívios e interações físico-construtivas.
No entanto, mesmo com a ausência física, reconhecemos que nossos Imortais continuam a viver através de suas palavras, ideias e obras. Suas contribuições literárias não conhecem fronteiras ou limitações temporais. Elas ecoam através das páginas de seus livros, das mentes de seus leitores e da evolução da humanidade.
Nós, na ALB, entendemos que a imortalidade literária é uma dádiva rara e preciosa. É por isso que honramos e celebramos nossos membros falecidos não apenas como parte de nossa história, mas como guardiões de uma herança literária que continua a inspirar, ensinar e enriquecer a vida de muitos.
Neste protocolo, encontramos consolo e motivação. Refletimos sobre os ensinamentos deixados por aqueles que partiram e assimilamos a sabedoria que compartilharam. Também nos esforçamos para perpetuar seus legados, promovendo o conhecimento e a literatura que eles tanto amaram.
Este é um momento de luto, mas também um momento de celebração. Continuamos a contar com a sabedoria e a inspiração de nossos Imortais falecidos, sabendo que eles são eternos em nosso coração e nas páginas de suas obras.
Que este Protocolo Becker nos lembre que a verdadeira imortalidade reside no impacto que deixamos no mundo, nas vidas que tocamos e nas palavras que compartilhamos. E que, como membros da ALB, temos a honra e a responsabilidade de continuar essa tradição de enriquecer a humanidade com nossas palavras e nossa paixão pela literatura.
Cumpra-se:
‘ProtocoloBeckerALB’ Da OrdemDePlatão’
01. Emissão de Condolências Oficiais da Seccional da ALB aos familiares do Confrade ou Confreira falecido (a).
02. Elabore-se, em colaboração com familiares para imediato encaminhamento, o Extrato Memorial do Imortal – Membro da ALB- Seccional – , aos Presidente das Câmaras de Vereadores dos Municípios de Nascimento e de Morte do Confrade Falecido, com ‘Recomendações Oficiais’ da Presidência da ALB-Seccional, ao empréstimo de seu ilustre nome à logradouros e prédios públicos: parques, praças, ruas, avenidas, bairros, escolas, bibliotecas, centros desportivos, viadutos e demais possibilidades ao meritório reconhecimento do Escritor IMORTAL, Membro falecido da Academia de Letras do Brasil ‘Da Ordem de Platão’.
03. O Nome do Imortal, como a sua Cadeira vaga, devem passar a ocupar a Lista de Patronos Prioritários e Cadeiras Vagas da ALB – Seccional. O Imortal ascenderá à condição de Patrono da Cadeira a qual ocupava, em rol acima do nome do seu Patrono.
04. Não obstante, seguindo o Protocolo, devem os Presidentes das Seccionais do Membro falecido, instalar Concurso Público de Poesias ou outro gênero literário, de deliberação da respectiva Seccional com os familiares do Membro falecido, sob o título: Vida e Obra do Imortal, convidando ainda, familiares do Confrade falecido, para integrar, conjuntamente com Membros da Seccional, a Comissão Julgadora.
05. Protocolo de Premiação: Certificados de Mérito Literário de 1⁰, 2⁰ e 3⁰ lugares; certificado de participação literária, aos demais concorrentes, emitidos pela Seccional.
05.1. Poderá contudo a família do Imortal, por livre deliberação, estabelecer e oferecer, ao ganhador do concurso literário, Premiação em dinheiro, de valor previamente declarado e reservado, em depósito na conta corrente de utilização da Seccional.
05.2. Poderá, por livre deliberação m, os familiares do Membro falecido, proporem custear a Edição de Obra Literária, reunindo as produções conjuntas dos participantes do concurso em homenagem ao Membro falecido. O que poderá, a critério da família, se repetir ou não anualmente.
06. (Opcional) Por iniciativa da Diretoria, em acordo com familiares, recortar parte da toga ou pelerine do Membro Falecido, dividindo em pequenos quadrados de 2×2 cm, plastificando e distribuindo ao demais Membros e leitores, em Cartão com extratíficado memorial do Membro.
07. Encaminhar à imprensa: rádios, jornais, tv’s, Blog’ e Sites de notícias, produções literárias do Membro falecido, se possível9, acompanhado de fotografias.
08 No período de 1 Ano, após ao sepultamento do Imortal, com auxílio da família, seja providenciada placa em acrílico, Identificativa do Membro, com os dizeres:
NOME DO IMORTAL
(Anos/ nascimento e morte)
ESCRITOR IMORTAL
ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL
ORDEM DE PLATÃO
Isto, com a devida aquiescência familiar.
Placa esta, a ser afixada à lápide de visão humana do universo transcendente e infinito de um IMORTAL.
09. As Seccionais do Membro falecido devem promover a organização de um evento anual em Memória do Membro falecido, “Imortal, Nome do Imortal ” – Objetivamente, a ALB – Seccional convida escritores, poetas e amantes da literatura para celebrar sua vida e obra, em data anual correspondente a data da Solenidade de Diplomação e Posse do Membro.
No evento, incluir palestras, recitais de poesia, apresentações literárias e exposições relacionadas ao trabalho do Imortal, com a participação ativa dos familiares, Membros da ALB, ex-colegas, professores, leitores e comunidade literária, propiciando uma oportunidade contínua de lembrar e homenagear o Imortal, com transmissão, por satélite, em tempo real, para Cidade, Estado, Pais e Mundo, mantendo viva e IMORTAL a influência do Confrade falecido, inspirando a cena literária de seus paradígmas, com possibilidades redimencionais.
10. Sem custos maiores, as Seccionais da ALB devem, frente ao falecimento de Membro, promoverem a
Criação de um “Banco de Citações Imortais” sob o título “LEGADOS IMORTAIS” à desfilarem somente citações à Membros falecidos”. No caso do ProtocoloBeckerALB, em honra ao Imortal Ismar Carpenter Becker, onde Membros da ALB e escritores em geral podem contribuir com suas citações favoritas de suas obras. Essas citações podem ser compiladas em um livro digital acessível ao público, permitindo que as palavras do Imortal continuem a inspirar e influenciar futuras gerações de escritores e leitores. Além disso, as citações poderiam ser periodicamente compartilhadas nas redes sociais e no Site da ALB-Seccional para amplificar seu alcance.
Essa iniciativa não apenas preservará o Legado Literário do Membro falecido, como também promoverá sua Obra de maneira contínua, alcançando um público mais amplo e conectando às pessoas com suas idéias e palavras Imortais.
Até aqui, o Protocolo de Imortalidade de Membros falecidos, constitui-se de facilitadas implementações.
Exigindo-se as propostas a seguir, contudo, maiores dedicações, competências e envolvimentos de gestão também financeira, por força da elevação de complexidades que os envolve.
Adições de Programas autossustentáveis à Imortalidade dos Membros falecidos da ALB.
Oferecemos, aqui preliminarmente, somente títulos. Havendo interesse por parte das Presidências locais, devem manifestar por escrito ao SNP/ALB, através da Presidência Nacional, maiores aprofundamentos.
Cremos não necessitar esclarecer que o ProtocoloBeckerALB incorpora os respectivos sobrenomes dos escritores Membros da ALB falecidos, substituindo-se também, Campos dos Goytacazes, pelo nome do Município de Seccionais de Membros falecidos.
11. “Prêmio Imortal Ismar Carpenter Becker de Literatura”
12. “Programa de Apoio Literário Ismar Carpenter Becker”
13. “Legado Literário Becker: Fomento à Escrita Criativa”
14. “Iniciativa de Inspiração Literária Becker”
15. “Beca Literária em Memória de Ismar Carpenter Becker”
16. “Projeto Imortalizar Palavras: Homenagem a Ismar Carpenter Becker”
17. “Concurso Literário Becker: Celebrando a Literatura Local”
SNP/ALB – Setor de Normas e Procedimentos/ALB
Para aprofundamentos de conhecimentos sobre as proposições e sustentabilidade dos títulos supra, contate o SNP/ALB através da Presidência Nacional da Academia de Letras do Brasil ‘Da Ordem de Platão”.
Protocolo Oficial:
ALBPres020009192023ProtocoloBeckerALBRJCampos
Justos procedimentos das louváveis iniciativas.
Parabéns!